domingo, 25 de agosto de 2013

Tentantes Menores de Idade

E SE MINHA FILHA ENGRAVIDAR SENDO MENOR DE IDADE?

Eu fico só imaginando, se um dia minha filha aos seus 13 anos chega em casa dizendo "Mãe, to grávida!", como ficaria a minha cabeça.
Eu teria de me preocupar não só com a minha criança, mas também com a dela, ou seja, duas crianças! Isso se não for uma gravidez múltipla né...
Penso que teríamos de enfrentar a maior barra, para que essa criança pudesse ter uma vida digna, afinal, é o único inocente nisso tudo.
Agora, penso que, se descobrir que minha filha está tentando ter um filho, eu mesma aplico anticoncepcional nela, e quero ver algum órgão de defesa à criança tentar me impedir!!! Afinal, ela não poderá assumir inteiramente essa criança, e sem querer, eu acabarei ganhando um filho!
EU terei de estar presente em todas as decisões importantes da vida do filho dela, desde o registro, até uma cirurgia se for necessário!
Se eu quiser ter um filho, eu terei. Quero muito ser avó um dia, mas é esse o papel que quero desempenhar, o de avó! Não quero precisar assinar nada dos meus netos como se fosse a mãe.
Se acontecer, minha filha não vai morar na rua, tampouco se casar numa idade dessas... Ela vai aprender a ser mãe como se deve, e vai abrir mão de muitas coisas, querendo ou não...

"TENTANTES" MENORES DE IDADE

É inacreditável o número de meninas que estão tentando engravidar aos 12,13,14,15,16 e 17 amos de idade!!!
As justificativas são as piores possíveis: "É meu sonho", "Eu e meu namorado queremos formar nossa família", "Sei cuidar de criança, pois já cuidei do meu irmãozinho", "Não tem motivos pra adiar um sonho", e muitas outras explicações sem argumento.
Lendo o que essas meninas postam nas redes sociais (acreditem, elas postam TUDO), os pais nem sabem que a gravidez foi "planejada".
Falando em planejamento, não se pode planejar nada se não há uma estrutura financeira, e meninas menores de idade não tem essa estrutura, salvo raras exceções.
Muitas dizem que tem marido que sustenta, namorado que ganha bem. Nenhuma pensa que relacionamentos podem não ser eternos, e que muitos homens, diante da responsabilidade que traz um filho, acabam surtando e abandonando mulher grávida, pra ir viver a vida, alegando não estarem prontos para a paternidade.
Acredito que toda mulher pode e deve optar por ficar em casa cuidando dos filhos e afazeres domésticos, ou por sair para trabalhar fora, mas mesmo as que optam por cuidar do lar, devem ter uma carta na manga, no caso de dar errado e precisarem sustentar-se sozinhas e aos filhos. Deixar de estudar, ler, se informar e ter conhecimentos, jamais! 
Namorado ou marido ganhando bem não é garantia! Supondo que haja uma separação, o homem provavelmente pagará uma pensão para o filho apenas, e nem sempre o valor dá para sustentar uma criança.
Uma menina nova não tem uma carta na manga, pois antes dos 17 anos, a maioria ainda nem concluiu o ensino médio, que hoje em dia, não garante nada em termos profissionais. Ensino médio só serve para garantir que a pessoa consiga se matricular em um curso superior mais tarde.
A maior furada é ter filho pensando que vai voltar a estudar depois. Muitas não conseguem, pois criança não dorme a noite toda, e nem sempre fica com os outros, isso quando alguém realmente quer cuidar de filho alheio. Mães e sogras não são eternas, e tem suas próprias vidas! Se em algum momento elas não podem cuidar de filho dos outros para a mãe novinha estudar, o que será dos estudos dessa pessoa??? Decidir ter filhos antes de concluir os estudos, é fazer planos sem base sólida.
Essas meninas parecem não saber que filho exige esforço, muitas vezes, sobre-humano! Uma menina nova não tem necessidade de passar por isso sendo tão jovem! 
Meninas novas não deveriam trazer crianças ao mundo como se fossem bonecas compradas em lojas, que são o sonho de toda menina, e que devem ser realizados a qualquer custo, pois as bonecas, quando já não são mais tão interessantes como eram nos sonhos das meninas, são deixadas de lado, mas com filhos não se pode fazer isso, não se pode cansar do choro e tirar as pilhas.
Não estou dizendo que meninas novas são péssimas mães, pois já vi muita menina que é mãezona! Mas infelizmente, só amor não enche barriga de ninguém, e muitas delas tiveram de depender da boa vontade de outros para sustentar seus filhos. Muitos dos namorados se afastaram, ou não colaboram financeiramente na criação da criança.
Infelizmente, na realidade em que vivemos, filho é responsabilidade maior da mãe! Dependendo da situação, a pensão não é suficiente nem para os gastos básicos de uma criança, então, quem vai precisar prover o resto é a mãe!
Nem sempre as famílias das mães podem ou querem ajudar. Nem sempre essas meninas tem família. Nem sempre a família do pai da criança pode ou quer ajudar também. 
Quem pensa em colocar uma vida no mundo, precisa pensar em todas as alternativas, para que não haja tanto sofrimento na vida de um ser que não veio ao mundo por acaso.
Planejar algo não é simplesmente dizer que vai faze-lo! Planejar envolve ter condições e várias alternativas, envolve todos os envolvidos estarem de pleno acordo, e principalmente, já ter a maturidade necessária, e não adquirir ao longo do processo (o que muitas não conseguem).
Argumentos como "tem mãe adolescente que é melhor do que muita mãe adulta" ou "idade não define maternidade" se quebram a partir do momento em que sabemos que adolescentes também abandonam filhos, usam drogas na gestação e deixam filhos sendo cuidados por outras pessoas. Tem mães de várias idades que fazem isso, e as adolescentes não estão isentas, mas elas argumentam como se estivessem.
Adolescentes acham que podem ter o mundo, e o querem para ontem, mas se esquecem que nenhum sonho se realiza da noite para o dia, nem o da maternidade deveria, só porque é fácil fazer um filho!
Acredito que adiar um sonho desses só pode ser benéfico, pois além de uma estrutura psicológica e financeira mais definidas, também a pessoa pode saber se seu relacionamento vai durar depois que acabar a adolescência e a personalidade se definir melhor. Quanto mais garantias, melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário