terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Que Levar na Mala da Maternidade

Primeiramente, o ideal é pegar na maternidade a lista que eles oferecem, pois a maioria disponibiliza na visita que fazemos durante a gestação. Não sei quanto aos hospitais públicos Brasil afora, mas quando eu tive bebê em um, havia visita (mas meu filho resolveu nascer antes da data).

Eu recomendo que a mala esteja pronta antes das 37 semanas, pois a partir daí, o parto pode acontecer a qualquer momento! Acho 30 semanas de gestação uma boa hora pra arrumar a mala!

Voltando aos itens, algumas maternidades disponibilizam fraldas descartáveis e absorventes, outras não, por isso é sempre bom saber, e para evitar imprevistos, é sempre bom levar, pois pode acabar faltando bem no dia que você vai ter seu bebê.

Eu sou do tipo prática, prefiro não levar muita coisa, até porque pode acabar perdendo... Imagina comprar a roupinha dos sonhos e esquecer na maternidade, por ter levado tanta coisa, não ter lembrado de tudo na hora de arrumar a mala e sair. Bem, vamos ao que interessa:

Mala do bebê:
- 3 macacões de tecido fino
- 3 macacões de tecido grosso
* independente do clima é bom levar ambos, pois o tempo pode mudar
- 3 bodies de manga curta
- 3 bodies de manga longa
- 3 calças com pé (eu evito levar meia, pois RNs tem o pé minúsculo, meias caem e perdem-se)
- 1 touca (caso faça aquele frio)
- 1 manta leve
- 1 manta grossa ou cobertorzinho
- 3 paninhos de boca (o que é provável que nem use muito)
- Shampu e sabonete (se tiver daqueles que servem pra cabelos e corpo, mais prático ainda!)
- Algodão e fraldas descartáveis (eu levei um pacote de fralda RN e umas P de emergência, caso o bebê fosse grande)
- Cotonete e álcool 70% para higienização do umbigo (algumas maternidades dão o álcool)
- Toalha de banho
-Saída de maternidade (pra ser bem sincera, eu não aconselho que esse seja um ítem considerado de tamanha importância, a não ser que a família vá buscar na porta da maternidade e todos vão tirar fotos, e a mãe quer que seja com uma roupinha super especial, não tem porque pagar tão caro nisso. Se a mãe escolher um macacão super fofo e uma das mantinhas, vai ficar lindo do mesmo jeito).

OBS.: Pode levar faixinha de cabelo, boné, chapéu, etc, pra tirar fotos lindas, caso seja da vontade da mãe.

Mala da mamãe:
- 3 camisolas com abertura frontal, para amamentação* e um penhoar
- 6 calcinhas confortáveis (não compre novas, leve as que já foram usadas e se sabe que são confortáveis)
- 1 chinelo confortável (se for de pano, leve um de borracha também, para o banho)
- 3 sutiãs de amamentação
- Shampu, condicionador e sabonete
- Depilador para axilas (acredite, eu já esqueci, e no terceiro dia minha axila tava um horror)
-  Escova de dentes e creme dental
-  Pente ou escova
 - Absorventes noturnos e pós parto (o fluxo é muito intenso logo após o parto, mas depois, talvez você queira só um absorvente noturno mesmo, que facilita a movimentação)
- Documentos, carteirinha do plano de saúde, cartão de pré natal
- Celular, de preferência carregado e com crédito
- Livro, revista, ou qualquer outro tipo de entretenimento
- Câmera com pilhas ou carregador (não esqueça de leva-la com a memória vazia)
-Roupa para sair da maternidade (de preferência uma que foi usada na gestação, pois seu corpo pouco mudará nos primeiros dias, que facilite a amamentação, e lembre-se do sangramento, pode vazar ou a roupa pode marcar o absorvente, se você não quer isso, tome esse cuidado)
- Lembrancinhas e enfeite de porta, se for da sua vontade
- Maquiagem básica se for da sua vontade
-Sling, se for da sua vontade, ele pode ser bem útil

* Tem quem não se sinta bem de camisola, então, até pode usar roupa comum, desde que sejam confortáveis, pois quando temos um bebê, o corpo continua bem parecido com o que era na gestação. Eu aconselho vestido com abertura na frente pra facilitar a amamentação, mas se você prefere calça e camiseta, sugiro que seja uma calça de moletom ou legging, com elástico mais frouxo na cintura, e camiseta com abertura na frente.

O que não é necessário (e eu já vi gente colocando na lista):
-Chupeta, mamadeira e afins (não é permitido bico artificial em nenhuma maternidade, pois é incentivado o aleitamento materno, e se há problemas com a amamentação, o alimento do bebê é fornecido em copinhos)
-Carrinho, bebê conforto ou moisés (no hospital tem bercinho, e não tem espaço para guardar essas coisas, aliás, na maioria não é permitido).
-Faixas de umbigo (a orientação em todas as maternidades é jamais abafar o coto umbilical, não se deve colocar faixas, moedas, pomadas, nada! Só deve ser feita a higienização com cotonetes e álcool 70% a cada troca de fraldas e deixar a área livre, por cima somente a roupinha)

Visitas, o que não levar:
-Flores (elas não podem entrar no quarto, pois o pólen pode causar alergia no bebê, então, elas ficarão na porta do quarto, pra fora)
-Caixa de chocolate (ainda mais se a mulher levou algum ponto. Uns dizem que não faz mal, outros afirmam que dificulta a cicatrização, eu prefiro não arriscar! Porém, se a recém mamãe deseja comer chocolate, não fará mal comer com moderação)

Enfim, por enquanto é isso, quando for lembrando de mais coisas, vou acrescentando aqui!!! Beijinhos e boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário