sexta-feira, 28 de junho de 2013

Relato de parto - Nascimento da minha Melissa

Tudo começou com as contrações de treinamento, que desde as 30 semanas eu senti bem fortes... E o abandono do meu GO, que me deixou a ver navios em plena 37ª semanas do segundo tempo, porque não marquei cesárea.

Eu já tinha completado 40 semanas, e até então, nada das contrações pegarem o ritmo certo, aquele famoso "5 em 5 minutos". Elas eram muito fortes mas vinham totalmente sem ritmo, então, fiquei esperando...

Combinei com minha mãe de dar uma passada na maternidade pouco antes de completar 41 semanas, no sábado, pois precisava saber o que fazer, quando voltar, se caso não entrasse em trabalho de parto. Enquanto isso, terminava uns detalhes do quartinho dos meus filhos...

Fiz muito esforço, muito mesmo.

Quinta feira 21/03 comecei a ter mais contrações, com mais dor do que as que eu já estava sentindo, e com maior intensidade...

Sexta feira, 22/03, mesmo com bastante contrações, terminei o quarto dos meus filhos, mas pensei que não aguentaria, já que a dor das contrações estava se intensificando. Pensei que iria entrar em trabalho de parto a qualquer momento, então esperei as contrações ficarem regulares. Nada de acontecer isso...

Sábado, 23/03, acordei com muitas contrações, e mesmo estando irregulares, decidi ir ao hospital conforme combinado com a minha mãe, achei que eles pelo menos me diriam quando voltar se fosse necessário induzir ou poderiam fazer algo pra ajudar a acelerar o processo, se houvesse necessidade... Nisso eu já estava com 40 semanas e 4 dias...

Como eu havia feito muito esforço, achei que toda essa situação se devia a isso, que essas contrações ainda eram as de treinamento, porque elas não pegavam ritmo, apesar da dor já estar forte.

Saí calmamente de casa, claro que tirei uma foto antes né, afinal poderia ser a última foto  grávida. Fui pra casa da minha mãe de ônibus. As contrações só piorando, mas nada ainda de pegar ritmo... Chegando lá, comi umas três bolachinhas salgadas, pois só havia tomado café da manhã, e saímos rumo ao hospital...

Um pouco antes de ir para a maternidade,
parece que estou segurando uma bola de
praia, mas é só a barriga rsrs
Minha mãe teve a "genial" ideia de irmos de trem, pois fica próximo da casa dela, coisa de 15 minutos dali, e eu fui mais "esperta" ainda de topar... Descemos a rua, eu percebi 4 ou 5 contrações no trajeto, muito mais fortes do que de costume. Pensei que ainda não deveriam ser as verdadeiras porque também estavam sem ritmo certo, tipo, veio 2 ou 3 logo seguidas uma da outra, e a próxima daqui 8 minutos... Nem eu estava mais entendendo, mas logo teria uma explicação né... rsrs

Entramos na estação, e as contrações presentes cada vez mais, mas o trem não chegava...
Eu já irritada, a dor piorando por isso, e eu condenando mentalmente minha mãe por ela não ter me ouvido quando eu disse que topava ir de trem, mas preferia o metrô...

Mais ou menos 40 minutos de espera depois, o trem chega... LOTADO! 
Depois de um pouco de aperto, conseguimos entrar... Consegui lugar preferencial e sentei. Sempre prestando atenção na minha barriga e no que estava sentindo, morrendo de medo de entrar em trabalho de parto lá dentro mesmo...

Seguimos viagem, tranquilo até, chegamos no metrô, as dores se intensificando mais e mais, e eu já começando a suspeitar que não voltaria pra casa, mas pensando que não me internariam só por causa de dores bestas e contrações irregulares...

Chegando lá no hospital, explicando tudo o que sentia e as pessoas me dizendo que ela deveria nascer, esperei pela resposta definitiva...

Já na sala de pré parto, me deitaram na maca de barriga pra cima pra fazer o cardiotoco... Nossa, muito desconforto, aquele elástico na barriga, eu com aquela barriga imensa me sufocando, e contrações e mais contrações...

Acabando aquilo (ufa!), a enfermeira obstetra me diz que eu realmente estava com contrações, que a frequência cardíaca do bebê estava boa, mas que os movimentos estavam fracos. Me perguntou sobre alimentação e me deu uma bronquinha básica porque eu não tinha comido quase nada e isso dá hipoglicemia, o que diminui os movimentos do bebê... Mas também, ninguém me deu nada o que comer né, grande preocupação a deles, eu nem sabia que ia parir dali a algumas horas!

Daí ela foi fazer o (maldito) toque... Me surpreendi quando ela disse 5 centímetros de dilatação... Como assim??? E eu ainda sonhando que voltaria pra casa... 

Daí ela disse que fariam um exame no líquido amniótico... GELEI! Pensei que colocariam uma agulha na minha barriga, já ouvi falar nisso mas nem sonhei que fariam comigo...
Fui pra sala da médica, deitei em posição ginecológica (barriga pra cima outra vez, tortura!) e ela foi fazer o toque... A maldita praticamente me estuprou!!! rsrs
Bem, ela com certeza fez o descolamento, porque a mão dela ficou toda cheia de sangue e eu não estava sangrando...
Ela me perguntou se eu teria problemas com internação no plano de saúde, pra que pudesse estourar minha bolsa... Assim verificaria o líquido... Daí eu falei que não tinha problema e a bolsa foi rompida... Pedi pra minha mãe ligar pro meu marido e mandar ele já ir levando bolsas e malas pra maternidade pois nossa filha iria nascer!!! =)

Ele ficou meio nervoso, perdido... Depois eu só soube das histórias, ele lá sem saber o que fazer, muito engraçado por sinal KKKKK

Depois disso que a médica fez, as contrações pegaram ritmo, e a dor piorou demais!!!

Perguntei quando poderia tomar anestesia, e a enfermeira me disse que a partir dos 8 cm de dilatação... Eu pensei "Nossa, vou esperar TUDO ISSO???", já imaginando que levaria horas com aquela dor, até dilatar mais 3 ou 4 cm...
Cheguei a pensar em não tomar, meu sexto sentido me dizia isso, mas minha teimosia foi maior.

Não estava afim de que me colocassem Ocitocina no soro, mas queria que fosse mais rápido, mesmo que doesse mais, afinal, já tava estressada, dois dias de dor o tempo todo né... Estressa muito... Então, nem questionei quando colocaram...

Coisa de meia hora depois, dilatei tudo o que precisava pra tomar anestesia, assim como pra ir pra sala de parto!!!

Me levaram pra sala de parto. Tudo o que eu queria era anestesia, eu já havia planejado isso, não desejava sentir as dores das contrações por muito tempo. Já estava com dor faziam alguns dias e só queria me livrar da dor e colocar minha filha no mundo!

A médica já havia me pedido pra fazer força durante as contrações, eu até pensei que seria uma boa se a bebê nascesse antes de tomar anestesia, e que acabasse logo, mas fiz força e não consegui faze-la nascer...

O anestesista me pediu pra relaxar, mas naquela altura estava difícil porque as contrações estavam muito próximas umas das outras, não me dando espaço pra relaxar... Daí ele tentou umas 3 ou 4 vezes me anestesiar e não conseguiu... Foi ruim ser furada tantas vezes, pensei em desistir, mas sei lá porque, com dor, não estava conseguindo fazer a força necessária, então decidi deixa-lo tentar me anestesiar...

Quando ele conseguiu, e eu estava já sem dor, nossa, senti muito alívio!!! A sensação de ter as pernas levemente dormentes é até que gostosa!

A médica pediu pra eu fazer força, e eu fiz a cada contração. Mas ela ainda não havia saído...

Nisso minha mãe chegou, já que não teve tempo do meu marido chegar... Ninguém imaginou que as coisas seriam tão depressa... Imaginei que isso fosse durar pelo menos umas 3 horas a mais...

A médica disse que eu tava fazendo força na parte de cima do corpo, que deveria fazer força de cocô... ¬¬
Claro que eu sabia disso, e estava fazendo do jeito certo... Mas a bebê estava um pouco longe de sair apesar de já poder ser vista...

Umas 4 ou 5 forças depois, uma enfermeira disse que ia me ajudar a empurrar, e colocou o braço sobre minha barriga pra ajudar...
Confesso que isso me incomodou, me irritou, mas eu deixei.

Jajá eu fiz mais uma força, assim que percebi a contração... É muito estranho, mas mesmo anestesiada dá pra perceber. Não dá pra sentir a dor, mas dá pra saber quando vem uma contração e sentir o bebê saindo!!!

Percebi que a cabeça estava já pra fora, percebi que a médica cortou pra abrir passagem (tinha esquecido de pedir pra não cortar, pois é procedimento padrão em hospitais fazer o que), e depois percebi o corpinho saindo enquanto eu forçava muito!!!

Perguntei sobre o corte, ela disse que não gosta de fazer, mas fez porque a cicatriz do meu corte antigo estava quase abrindo, mas havia feito bem pequeno... Não gostei dela ter feito algo comigo sem me consultar antes, mas já estava feito, então, decidi não estragar o terceiro momento mais importante da minha vida! 
Decididamente, eu não queria a episiotomia, mas ela fez, e pra piorar, do outro lado onde não havia uma cicatriz.


Logo nasceu minha bebê, com 47 cm e 3.255... Linda!!!

Eles me mostraram ela, eu peguei na mãozinha, mas levaram rapidinho porque ela estava começando a ficar arroxeada de frio... Enquanto isso, a médica costurava o corte. Levei só 3 pontinhos, menos mal né...

Minha mãe disse que ela estava com uma circular de cordão, isso porque eu havia feito uma ultrassom fazia apenas uma semana, e não havia circular... Do nada, aconteceu, e a médica simplesmente tirou... Já havia mudado meu conceito sobre circular de cordão e partos normais, mas isso me fez enxergar mais ainda que não preciso ficar insegura, que não tem nada a ver ter parto normal com circular, já que nem dá pra saber quando terá uma...

Depois me trouxeram ela outra vez, pra ver se ela mamava, mas ela não pegou... Fiquei com ela no colo por um tempo... Ela nasceu muito espertinha!!! Apgar 9 e 10!

Depois, fui me recuperar da anestesia, o que foi muito rápido, já que não fica totalmente anestesiado, só fica um pouco dormente... Minha bebê foi pra uma espécie de berçário tomar banho e ser observada antes de ficar comigo em alojamento conjunto... Essa parte é uma tortura, pois eu queria ficar com minha filha!

Ela nasceu com dois "galos" na cabeça, o médico disse que isso se chama céfalo hematoma, e que é devido ao trabalho de parto, pois o bebê empurra com a cabeça e causa esse trauma, mas é absorvido em cerca de 2 semanas e não faz mal... O raio X deu tudo normal também, então, só esperar absorver...

Depois do parto, vieram as cólicas e mais contrações... Dá pra sentir o útero querendo voltar ao tamanho normal... Não sei as mulheres por aí que dizem que a dor passa milagrosamente depois do parto, mas pra mim não passam!

Bem, sustos e sustos depois, com a notícia que ela tem sopro no coração, depois de uma febre e exames de sangue, além do céfalo hematoma, conseguimos ir pra casa, mas ficamos um dia a mais internadas!

Pena que a câmera não chegou a tempo, então, não tenho foto do momento do nascimento...

E então, depois dessa louca aventura, e dos sustos que, dessa vez, começaram logo cedo, pude conhecer minha bonequinha! Pega-la no meu colo foi a terceira sensação mais incrível da minha vida!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário