sexta-feira, 28 de junho de 2013

O estereótipo de VACA LEITEIRA!

Gostaria de falar sobre algo que não me contaram, uma informação que poderia ter salvo a amamentação do Bernardo, que só durou um mês.
É muito comum mulheres que tem bebês falarem que "seu leite não sustenta", que "não tem leite", ou que "sua produção é baixa".
Mais comum ainda é pediatras (não generalizando, pois tem pediatras muito bons que são a favor do aleitamento materno) e pessoas desinformadas, desacreditando as mulheres, encucando na cabeça delas que seu leite é fraco, que precisam complementar, dando a entender que a natureza errou só com as humanas mas acertou com o resto da natureza, pois a única mamífera que não consegue sustentar sua cria com seu leite é a mulher!
Daí, quando é plantada a sementinha da dúvida, a mulher se pega pensando se realmente é capaz de sustentar seu bebê. A primeira coisa que ela faz é tentar ordenhar, pensando que vai conseguir tirar dois litros de leite e provar para todos (principalmente para si mesma) que consegue. E é agora que vem a decepção.
Nem toda mulher vai conseguir tirar muito leite! Nem toda mulher fica vazando o dia todo, como uma torneira aberta ou como um chuveiro ligado!
O que acontece é que o corpo ajusta a produção à quantidade de leite que o bebê mama. 
Nem todo choro do bebê é fome, mas se a mãe der complemento, ele vai dormir, pois o leite artificial é pesado e o corpo precisa guardar toda energia possível para digeri-lo.
Toda vez que o bebê toma outro leite, é uma mamada a menos, o que resulta em um estímulo a menos, ou seja, menos produção!
Quando o bebê mama, ele consegue sugar o leite que a mãe não consegue ordenhar com a mão. E essa sucção é benéfica para os músculos faciais dele.
Lembre-se, também, que o peito não é estoque. O leite vai sendo produzido durante a mamada, ou seja, o bebê pode mamar a vontade que ele nunca vai esvaziar totalmente o seio. O que acontece que o leite posterior (falo sobre ele aqui) é um pouco mais difícil de sair. Quando o peito já está bem molinho, a mãe pode trocar, para o bebê esvaziar o outro.
Mesmo que você achar que tem pouco leite, que aquela gotinha não é o suficiente, que esse leite é fraco demais, tente amamentar! Você vai notar que seu bebê vai ganhar o peso necessário!
O estômago do bebê é minúsculo, não precisa de litros para encher. Tudo o que é produzido no peito é o suficiente para satisfazer o bebê.
Lembre-se, também, que você deve acreditar em si mesma, isso é essencial para o sucesso da amamentação! O psicológico influencia muito! De resto, bastante água e muito estímulo, que vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário