domingo, 30 de junho de 2013

... E ainda tem quem pense que ser mãe é fácil! (Minha rotina de mãe e dona de casa)

Meu dia (um dia normal)começa as 6:00 h, ao acordar para mandar a Sabrina para a escola. Ainda bem que ela é grandinha, então, só faço o café da manhã dela, separo uma roupa, e volto a dormir.
Depois de 35 minutos o celular desperta novamente, é hora dela ir esperar o transporte. Me despeço, ela vai embora.
Durmo mais meia hora, o celular do Guto (marido) tocando de 10 em 10 minutos, pois ele tem uma enorme dificuldade para acordar, ou seja, eu acordo correndo para desligar o despertador (escandaloso), antes que esse barulho acorde a Mel, dou uma cutucada nele e volto a dormir. Cada 10 minutos de sono é precioso.
Quando é 7:10 h mais ou menos, ele vai embora. Hora de acordar o Bernardo.
Acordo o Bernardo, faço o café da manhã, visto uma roupa nele e vou dormir outra vez. Ele fica na sala assistindo TV, ou brincando no computador. Ainda assim meu sono é leve, por medo de acontecer alguma coisa, ele mexer onde não deve... Mas meu filho é muito tranquilo, e qualquer coisa que ele vá fazer, insignificante ou importante, ele me acorda pra avisar!
Quando dá umas 10:00 h da manhã, Mel acorda para uma mamada. Coloco ela ao meu lado, e dormimos as duas, ela mamando, mas logo acordo pra colocar ela ao meu lado e trocar de posição, pois meu corpo fica dolorido por ficar muito tempo sem me mover. O instinto materno aqui funciona bem, mesmo durante o sono! Eu nunca machuquei um filho meu que dormia ao meu lado!
Quando é 11:30, acordo, torcendo pra Mel continuar dormindo. Dou banho no Bernardo, troco, dou almoço, e está pronto para ir à escola também.
As 12:00 h a Sabrina chega da escola, e ela leva o Bernardo para esperar o transporte, e compra pães. 
Quando ela volta, almoça, e eu tomo meu café da manhã, já com a Mel no colo algumas vezes.
Ela acorda com fome! Enquanto ela mama, eu dou uma olhadinha nas redes sociais e tal...
Assim que ela termina de mamar, eu já tiro a fralda da noite, e preparo o banho dela, isso acontece por volta das 14:00 h. Enquanto enche a banheira, coloco ela no carrinho ao meu lado e lavo a louça. 
Até terminar de dar banho, trocar, dar outro mamá e faze-la dormir, já é quase 16:00 h.
Mel dormindo um pouco (muito pouco), corro pra lavar o resto da louça quando sobra, pois tem dia que não consigo lavar toda porque ela quer colo.
Se não tem louça, corro varrer a casa, ou separar roupas para lavar, ou estender roupas que já foram lavadas, ou guardar roupas, ou fazer qualquer coisa que eu veja que é necessário. Reparem que eu coloquei OU entre essas atividades, justamente porque nunca dá tempo de fazer tudo! Se consigo fazer duas ou três dessas tarefas, é um dia produtivo.
Quando Mel tira 30 minutos de cochilo fora do colo, é muito! Normalmente, faço algumas dessas coisas com ela dormindo no sling.
Quando dá umas 17:30, na maior parte dos dias, Mel já está mamando e cochilando no peito outra vez, e eu estou, novamente, curiando na internet, meu celular desperta. Hora de buscar o Bernardo! Peço que a Sabrina faça isso por mim!
Quando ele chega, pouco antes das 18:00 h, quer brincar um pouco antes de fazer suas obrigações. Nada mais justo, afinal, estava estudando até então. Mando Sabrina ir tomar banho, e ela me enrola até o máximo que consegue. Tento fazer alguma coisa, ou nos dias mais corridos, tiro um tempinho para descansar, brincar com a Mel, ou ajudo o Bernardo com a lição de casa quando é muita, daí nem brincadeira tem.
Eu vou colocar a comida para esquentar por volta das 20:00 h (preciso deixar pronta para aquecer, comida fresca nesse momento da minha vida é luxo). Algumas vezes coloco a Mel no carrinho e torço para ela ficar ali, pelo menos, 15 minutos. Mas nem todo dia ela fica, então, corro fazer alguma mistura.
Coloco a janta para as crianças. Sabrina come tudo na maior facilidade, e assiste a novela Carrossel enquanto isso. Bernardo me enrola, come só a mistura e a comida gela. Desisto de esperar que ele coma tudo sozinho e vou dar o resto na boca dele (ou é isso, ou ele não come).
Quando dá 21:30 h, acaba a novelinha, mando Sabrina escovar os dentes e ir dormir. Vou escovar os dentes do Bernardo, pois se eu não faço, ele muito menos (já tem cáries, mas isso não é só por falta de escovação, é outra história que depois eu conto). Vou me despedir deles na cama.
Pronto, agora é hora de tentar pensar um pouco em mim, ou alguma coisa de casa que realmente é importante e ficou sem fazer, nesse caso, não dá tempo pra me cuidar.
Mel pede para mamar outra vez, e começa a tentar dormir. Então sento, ela mama, eu fuço na internet, no Facebook, leio algum artigo, e por aí vai. 
Quando ela dorme, eu a deixo dormir um pouco, mesmo que no colo, para que o sono da noite seja melhor. Incrivelmente, já li muito que os bebês precisam dos sonos diurnos, para que os sonos noturnos não sejam agitados, e isso realmente é verdade na prática, por isso, até em algumas sonecas diurnas, eu a deixo no colo um pouco, pois se coloco ela em outros lugares, ela acorda.
Quando ela termina de mamar, lá por volta das 23:00 h, peço ao meu marido que cuide dela um pouco para que eu tome banho. Corro tomar banho, pois ela fica pouco com ele ou com qualquer outra pessoa.
Termino meu banho, me troco, e vou tentar fazer a Mel dormir. 
Nesse horário, vou fazer as lancheiras das crianças. Depois, faço um lanche mais tranquila, pois minhas refeições são todas às pressas. Podem reparar que eu nem as citei, pois faço quando tenho uma brechinha. 
Então, por volta das 00:00 h, termino tudo. Depois disso, me recuso a fazer qualquer coisa. O que não foi feito, vai esperar o dia seguinte!
Melissa mama, dorme, eu coloco no carrinho, ela acorda, eu coloco no peito, ela briga com o peito, eu levanto e dou voltas com ela pela casa, ela mama, dorme, eu coloco no carrinho, ela acorda outra vez... E esse processo se repete algumas vezes até ela dormir de fato.
Quando ela dorme, a coloco no carrinho, respiro (estou sozinha em casa e livre, finalmente!) e escrevo alguma coisa. Depois vou escovar meus dentes, e vou dormir.
Quando dá 6:00 h da manhã, o despertador toca, e começa mais um dia de pura correria, porém, mais um dia cuidando dos meus filhos, e isso é muito gratificante para mim!!! 

2 comentários:

  1. Só a título de curiosidade, pq vc acorda o Bernardo as 7:10?
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acordo ele cedinho, pq ele gosta de ter um tempo só pra ele antes de ir pra escola... Nesse tempo ele brinca, desenha, assiste TV... Ele ama o Bob Esponja kkkk e passa de manhã!!!
      Quando eu não o acordo, ele resmunga, e quer tirar esse tempo depois do horário de escola, daí não quer fazer lição, ou ir dormir cedo... E fica com raiva de mim, ve se pode kkkkkk

      Bju

      Excluir