segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Amamentação e Tabu

Eu nunca havia visto um homem olhando com maldade para um seio de uma mulher que amamenta, até acontecer comigo.
Foi chato, porque a exposição do meu seio naquele momento foi puramente para fim de alimentar um bebê.

Percebi que, em pleno 2014, as pessoas não aprenderam a separar as coisas. Não tenho nada contra ter atração por peitos, pelo contrário, acho natural, mas quando se amamenta, a função do peito é totalmente diferente de sua função no momento do sexo. Não dá pra ver com outros olhos um peito enfiado na boca de um bebê, a não ser que a pessoa tenha algum problema psicológico (que precisa ser resolvido urgentemente!).

De certa forma, eu fico surpresa que demorou 9 meses para isso me acontecer. No meu entender, as coisas estão mudando devagar, pois há poucos anos, uma mulher não poderia nem mostrar as pernas, que dirá os peitos. Ainda estamos bem longe do ideal, mas um dia, quem sabe, as mulheres sejam vistas com mais respeito.
Mas, voltando a realidade, as coisas estão muito ruins para as mães. Elas estão sendo tratadas como objetos, como se o peito delas não fosse delas mesmas, e sim, do parceiro, ou que os homens tivessem liberdade de olhar, já que estão sendo exibidos. Mas não é assim.
O que me aconteceu, apesar de levar 9 meses, não deveria ter acontecido nunca, se a mulher fosse respeitada. Seios servem para amamentar quando se é mãe de um bebê que mama no peito. 
O corpo humano foi arquitetado para cumprir certas funções, e o corpo feminino foi arquitetado para gestar, parir e alimentar a cria, como toda mamífera. Simples assim!
Os seios serem objeto de desejo não é o problema, o problema é a mulher não poder desempenhar um de seus papéis naturais só porque pessoas tem em mente, há séculos, que seios são puramente sexuais. Não são! Pessoas fazem sexo com outras partes do corpo que não escondem, por exemplo, a língua. Por que esconder os seios, ainda mais quando eles são tão necessários para outra função?
Agora, vamos pensar, com esse cérebro que nos foi dado para desempenhar essa função: Os homens tem peitos e mamilos. Mulheres tem peitos e mamilos também, normalmente em volume maior, e essa é a única diferença na aparência. Homens exibem seus peitos sem a menor necessidade. Mulheres, quando amamentam, as vezes precisam exibir os seus para alimentar sua criança. Qual é a lógica deles poderem e elas não? E se fosse o contrário, eles seriam tratados como "vulgares" se fizessem exposição do corpo para amamentar um bebê??? Tenho certeza de que não!
Não é legal mulheres desistirem da amamentação por acharem que não podem "se expor". Mulheres são criadas aos montes com esse pensamento, e quem perde são os bebês, que não se alimentam com o melhor alimento do mundo para eles, por um motivo que não justifica isso.

Acredito que as coisas podem sim mudar para nós, mulheres, porém, a mudança precisa vir primeiramente de nós mesmas, para depois os homens também mudarem, afinal, se trata dos nossos interesses.

No caso, as mulheres precisam ter mais compaixão umas com as outras, e mesmo que não achem necessário expor o seio para amamentar, que não exponham os seus próprios, mas não condenem quem escolhe ou necessita fazer isso! Não falem da necessidade de colocar uma fralda para cobrir, porque não são todas as mulheres que veem essa necessidade, não são todas que acham que é falta de respeito mostrar seios (até porque, como eu disse antes, homens mostram e não há argumentos que justifiquem isso). 
Eu, particularmente, não quero cobrir. Se fosse pra cobrir, eu jamais colocaria um pano sobre o bebê (afinal, ninguém gosta de almoçar com o rosto coberto não é?), somente sobre o seio, mas não tenho essa necessidade. Não acredito que seja prejudicial a mim nem a outras pessoas o meu peito fora da roupa alimentando minha pequena, nem feio. Na verdade acho lindo ver uma mulher amamentando! Eu olho sim, mas com carinho, aprovando e admirando as mulheres que tem coragem de passar por cima de seus próprios preconceitos, dos palpites, e de tantas obstáculos, para amamentar seus bebês. Amamentar é muito mais que proporcionar alimento. Amamentar é dar carinho, segurança, e satisfazer as necessidades do bebê! Eu não sei ver maldade, só consigo admirar algo assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário