terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Princesa Skatista

Minha filha está crescendo, eu percebi essa semana de uma forma estranha, e linda!
Sabrina, toda cheia de atitude, disse que não quer que a chamem mais de princesa, pois princesas são mimadinhas e cheias de "nhenhenheim", segundo ela. 
Minha filha, desde pequena, é chamada de princesa por todos, sempre ganhou coisas cor de rosa e delicadas das pessoas, como as princesas dos filmes.
Já me alertaram sobre isso, sobre o perigo de criar uma "princesinha" e também sobre o machismo que há claramente nas histórias de princesas. Não que eu não tenha me importado, mas nunca impedi essa fantasia da minha menina, assim como nunca a impedi de colocar o dentinho embaixo do travesseiro para ganhar moedas da fada do dente, ou de mandar cartinhas pro papai Noel... Enfim, ela foi criança, fantasiou, e sem traumas, foi descobrindo que certas coisas só existem na nossa imaginação. Assim foi com as princesas e o mundinho encantado delas.
Eu sempre falei pra minha filha que ela não depende de príncipe encantado pra ser feliz, pois nem sempre eles serão encantados como nos filmes. 
Falei também que ela pode viver, trabalhar, estudar, ter filhos, se casar, etc, mas tudo tem sua hora, e deve ser pensado.
Sempre mostrei a ela as coisas da vida, e ela viu muito do que eu vivi ao lado de um homem que estava bem longe de ser um príncipe. Ela sabe que a vida não se resume a "casar e ser feliz pra sempre", pois nem todo casamento é feliz, e ela tem capacidade para ser muito mais do que somente esposa.
Se um dia ela vai se casar? É bem provável que sim! Mas eu confio no que mostrei a ela, que ela é forte, inteligente, capaz. Não acredito que sabendo de tudo isso, ela se rebaixe a algum homem nessa vida, e passe pelas coisas que passei.
Dizem que pais sonham pros filhos uma vida melhor do que a própria vida, pois é, meu sonho é ter filhos felizes, realizados, fortes, independentes e dispostos a enfrentar as dificuldades da vida.
Minha filha está chegando na adolescência. Já veio a primeira exigência, que é não ser chamada de princesa, pois agora ela anda de skate, agora ela é skatista!
Logo virá o primeiro namoradinho, as amigas adolescentes que vão tirar um barato se ela sair comigo, depois vem as lágrimas por causa do namoradinho, o colo da mamãe que ela virá escondido das amigas a cada decepção, ou o absoluto silêncio, pois acha que eu não vou entender os problemas dela... Enfim, que eu tenha muita sabedoria para lidar com tudo isso em um futuro breve. Enquanto isso, aproveito os últimos momentos da infância da minha princ.. Ops... Da minha skatista linda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário