quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rosa e Azul x Meninos e Meninas

Hoje em dia, a moda já não é mais entupir os filhos de coisas azuis e as filhas de coisas cor de rosa. Isso ainda existe, mas a mãe que é "cool", não impõe cores nem brinquedos separados por gênero.
Pela primeira vez, estou achando legal a modinha das mães modernas, concordo em não impor, mas ainda acredito que tudo o que é radical demais, não é bom.
Estou observando por aí, no mundo das comunidades de mães do Facebook, que algumas mamães estão entendendo muito diferente de mim sobre não dividir tudo dessa forma para as crianças. Não sei se estou certa ou errada, mas prefiro me manter na minha posição.
Vi esses dias sobre uma mãe que veste a menina somente de forma confortável, e tanto faz a cor das roupas. A menina vestia uma blusinha preta e calça azul marinho. O cabelo estava preso em um rabo-de-cavalo e só, sem frufrus, sem lacinhos, sem frescuras. Vi também um menino com o gesso no braço, cor de rosa.
Adorei o menino ter escolhido o gesso rosa, e os médicos ficarem de boca aberta porque ele não quis azul! Mas, quanto à menina, eu me perguntei: Será que eles postariam fotos dela com todo aquele orgulho, se uma das peças do vestuário confortável, fosse rosinha ou lilás???
Hoje em dia, parece que as pessoas fazem as coisas para mostrar aos outros, e não porque acham certo. Essa foto me soou mais como uma mãe fazendo rebelião contra a imposição do rosa para meninas do que ela querendo manter o conforto da filha. 
Tenho a impressão de que, se um dia essa pessoa tiver um filho menino, vai fazer questão de colocar peças cor de rosa nele, só pra ir contra novamente e mostrar ao mundo que ela não aceita os padrões. Mesmo que a menina nunca tenha vestido uma peça cor de rosa na vida.
Tudo bem que essa mulher só me passou essa impressão, mas já vi mães agindo assim: Tirando o cor de rosa da vida das meninas e impondo na vida dos meninos.
É nessas horas que eu acredito que elas estão fazendo a coisa errada, afinal, elas não querem ensinar que cores são cores???
E se eu quiser vestir minha filha da cabeça aos pés de cor de rosa, estou incentivando o machismo com isso??? Tem gente que acha que sim!
Eu sempre gostei de vestir bebês de todas as cores, mas não há muitas coisas masculinas em cor de rosa, então, meu filho quase não usou essa cor.
Quando ele nasceu, o quarto estava pintado metade rosa, metade azul, e minha filha, com 3 aninhos na época, gostava assim.
Quando meu filho cresceu, ele passou a não gostar de cor de rosa, mas não chegava ao extremo de jogar os lápis rosa no lixo (Sim, já conheci uma mãe que dizia que os filhos eram criados com incentivo nesse tipo de comportamento).
Agora, ele está querendo muito uma camiseta do personagem Patrick, do Bob Esponja. A camiseta é rosa e tem a cara do personagem estampado. Ele não está deixando de querer algo por ser rosa, "cor de menina", e é esse o meu objetivo!
Acredito que não preciso colocar uma roupa cor de rosa no meu bebê (provavelmente um modelo feminino) para que ele não seja um machista! Assim como acredito que posso entupir minha filha de rosa, lilás, flores e borboletas que ela não vai ser uma mulher submissa dos homens.
Quanto aos brinquedos, eles brincam com qualquer coisa que quiserem, e sempre foi assim. Minha filha gosta mais de bonecas, e meu filho ama carros, e isso veio naturalmente.
Meu filho gostava de passar batom quando era bebê, e depois de pintar as unhas. Ele fez tudo isso, e hoje em dia não faz mais. Eu permiti que ele matasse a curiosidade, e isso também ajudou.
Parece que as pessoas esquecem que, quando a criança crescer, as roupas divididas por gênero vão continuar existindo. Não adianta eu nunca colocar um vestido na minha filha sendo que, quando crescer, ela provavelmente vai usar um. Qual seria o objetivo disso? Se for manter essa linha de pensamento, eu deveria colocar vestido, sapatinho e laço no meu menino para não criar um machista?
Sei que tem mães que não ficam usando essas coisas nas suas filhas, mas isso é opcional, e elas não devem se sentir superiores só por isso. A criação e a atitude são as verdadeiras formas de evitar que as crianças se tornem adultos preconceituosos, machistas, homofóbicos e coisas do tipo.
Por isso eu digo: meu filho pode sim, usar roupas de heróis e carros, muito azul e verde, e todas as cores que ele quiser. Assim como minhas filhas usam laços, babados, sapatinhos estilo de boneca, e roupas de todas as cores, inclusive cor de rosa!!!
E quando eu quiser chocar a sociedade, prefiro que não seja tacando rosa no meu filho e azul na minha filha. Prefiro que cores, pra eles, continuem sendo apenas cores.

2 comentários:

  1. Ótimo texto, diva Su...mas não podemos esquecer de trabalhar a cabeça da criança, que provavelmente vai ser motivo de chacota na escola, por não seguir o padrão "coisa de menino e coisa de menina".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gabi!!! Sempre ensinando a eles tudo, inclusive o pensamento dos outros em relação ao assunto... Não que eles devam se importar ao ponto de seguir os padrões, mas que eles possam conviver com as pessoas e saber filtrar o que ouvirão!!!

      Excluir