segunda-feira, 1 de julho de 2013

Gatos: Mitos e verdades (não abandone seu bichinho)

Desde que engravidei da Melissa, muitas pessoas me diziam que eu deveria jogar fora os meus gatos, como se eles fossem simples objetos que poderiam causar doenças e a morte da minha filha.
Sempre deixei bem claro que meus gatos ficam! Amo meus bichos e jamais os abandonaria!
Mas, além do meu amor pelos meus gatos, ainda há uma porção de mitos que cercam os gatos, como, por exemplo, que eles são traiçoeiros.
Gatos são seres extremamente carinhosos, adoram um afago dos humanos que vivem com ele, e não machucam um bebê por ciúmes nessa frequência absurda que dizem por aí. Eles fazem carinho nas pessoas, passando a cabecinha nas pernas da gente,  ou até mesmo dando uma mordiscada bem de leve, para chamar a atenção.
Outro mito é que o ronronar deles transmite asma ou outras doenças respiratórias, o que não faz sentido algum! Primeiro, porque asma não se pega de ninguém. Segundo, poque o ronronar do gato é apenas um barulho que ele faz para demonstrar felicidade e satisfação, assim como o cachorro abana o rabo.
O que pode acontecer quanto à asma, é a pessoa já ter, e o pelo do gato acabar causando uma crise. Mas não é só pelo de gatos que desencadeia uma crise asmática: mofo, poeira, ácaros ou quaisquer substâncias consideradas alérgenos, ao serem inaladas, iniciarão uma crise, inclusive, pelos de outros animais. Ninguém que não tenha asma vai acabar "pegando" se aspirar algum pelo de gato.
Mais um mito: Gatos vão te fazer ter toxoplasmose
Eu, um pouco antes de ir à maternidade, com minha
linda Pandora no colo, hábito de carregar meus filhos
gatos que não abandonei por causa da gravidez.
Realmente, os parasitas da doença se hospedam nas fezes dos felinos contaminados, por isso, ninguém vai pegar a doença ao acariciar um gato, nem ao ser mordido ou arranhado por um. O cuidado que se deve ter é manter a vacinação dos felinos em dia, cuidar para que ele não coma carne crua e não cace, para que não adquira a toxoplasmose. Mas, se o gato veio das ruas e não dá para saber se ele já adquiriu a doença, é só usar luvas e lavar muito bem as mãos ao lidar com suas fezes, para que se evite o contágio, caso ele esteja contaminado.
Além disso, toxoplasmose se pega por outros meios mais fáceis, como por exemplo, por ingestão de carne mal passada, leite in natura, ou verduras e legumes mal lavados que estejam contaminados. A transmissão do gato diretamente ao humano é mínima.
Quem tem bons hábitos de higiene, não pega toxoplasmose!
Os gatos são condenados por causa dos rótulos que os humanos colocam neles, eu sempre soube, mas ao buscar informações de verdade, ao invés de me basear somente no amor que tenho por eles, é que pude defender meus bichos dos humanos que os queriam longe de mim e da minha barriga. Meus gatos ficaram!

2 comentários:

  1. Minhas gatas ficaram também! Inclusive, quero que o Léo tenha contato com elas desde pequeno. E espero que a falta de informação sobre esse assunto um dia acabe.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que estamos fazendo nossa parte! É espalhando informação que ela chega nas pessoas!!! Li o que vc postou tb, muito bom!!! No que depender de mim, as pessoas vão saber a verdade, e esse preconceito infundado contra nossos queridos felinos, um dia acaba!!!

    ResponderExcluir